Notícias
recent

Caravana do Mapa de Cultura chega na Região Serrana

A caravana do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro retorna à Região Serrana do Rio em busca de mais riquezas e diversidades da cultura do estado. Nesta fase, pesquisadores do projeto percorrem por Nova Friburgo nesta terça (10) e quarta-feira (11), seguindo para Teresópolis nos dias 12 e 13 para identificar características do patrimônio material e imaterial, como música, teatro, artes visuais, arquitetura, gastronomia e dança.



Entre as várias manifestações culturais e artísticas da região, estão o grupo Telemilênio, o trovador Rodolpho Abbud e demais trovadores de Nova Friburgo, Folia de Reis e Estrela Guia, o ebanista Ricardo Graham e a Banda Euterpe Friburguense.

Em 2014, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, uma grande enciclopédia digital sobre a cultura do estado, ganhará uma versão em inglês para apoiar os grandes eventos internacionais. Todo o novo conteúdo do portal, lançado há um ano, será bilíngue. Mais de 3 mil verbetes serão traduzidos e 7 mil fotos e 93 vídeos sobre a cultura do Rio de Janeiro já publicados serão legendados.
O Mapa de Cultura do Rio de Janeiro inclui temas variados como o quilombo São José, em Valença; as rodas da Mana Chica de São Francisco de Itabapoana; as batalhas de MCs que movimentam os domingos de Teresópolis e as rodas de jongo, forrós e folias de reis presentes em várias cidades.
Depois de percorrer, na primeira fase, todos os municípios do estado, os jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas do projeto buscam agora mais manifestações culturais, personagens e patrimônios do Rio de Janeiro. Nessa segunda etapa, serão produzidos 20 vídeos, ensaios fotográficos e centenas de textos sobre a cultura de 20 cidades das oito regiões do estado: Metropolitana, Norte, Noroeste, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba, Costa Verde e Baixadas Litorâneas.

As caravanas do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro percorrem novamente, até o dia 13 de dezembro, os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Angra dos Reis, Paraty, Niterói, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Miracema e Santo Antônio de Pádua.
Disponível na web desde 2012, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção, coordenação e conteúdo da Diadorim Ideias, e oferece um mergulho na cultura do Rio a partir do levantamento de espaços culturais, agenda fixa cultural, personagens, patrimônio material e imaterial e destaques em áreas como dança, cinema, gastronomia, circo e literatura.
Confira a programação em Nova Friburgo

Terça-feira (10/12)

Grupo Telemilênio (às 13h)

Telemilênio é uma produtora que produz séries e filmes, com locações em Nova Friburgo, cidades vizinhas e na capital, que são transmitidos para todo o país através da CineBrasilTV.

Rodolpho Abbud e trovadores de Nova Friburgo (às 16h)

Rodolpho é uma lenda da trova no país. Chegou a ser líder nacional da União Brasileira de Trova e desde 1960, data dos primeiros Jogos Florais do município, participa de todas as edições. Tem quase 90 anos e recita trovas de memória. Escreve versos até hoje, diz que a trova é sua grande paixão.

Quarta-feira (11/12):

Folia de Reis Estrela Guia (3 Picos de Salinas, às 8h)

A Folia de Reis Estrela Guia é uma das mais tradicionais da região e uma das poucas que mantém a formação simples, apenas com instrumentos de corda.

Ricardo Graham (às 10h30)

O ebanista Ricardo Graham se formou em ebanisteria e estagiou por  3 anos na chamada “Città del Mobile”, a cidade de Meda, localizada ao norte de Milão, na Itália, e recebeu seu título  superior de ebanista após um ano de especialização em Avignon, na França. Em sua marcenaria, realiza oficinas que funcionam como laboratórios de ideias e experimentações onde se reverenciam as técnicas seculares da marcenaria reforçando o respeito com a matéria prima.

Caíque Bon (às 13h30)

Ateliê de sandálias artesanais em São Pedro da Serra. Caíque Bon aprendeu a produzir sandálias com couro com o sogro, sapateiro, há 20 anos. Até hoje, mantém a produção em seu ateliê artesanal. Desde 2011, passou a vender suas criações na Babilônia Feira Hype, com grande sucesso.

Banda Euterpe Friburguense  (às 16h30)

Em 149 anos de atividades ininterruptas, é uma das bandas de música civil mais antigas do estado do Rio de Janeiro. O grupo conta com 55 músicos efetivos e apresenta-se nas festas da cidade e dos distritos vizinhos. Em 2005,  foi criado o Coral da Banda Euterpe, sob a regência do maestro Ágni de Souza, com 50 participantes.
- telemilênio

- telemilênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.